Neste artigo você irá aprender 3 formas de fazer a gestão da qualidade na sua indústria para atingir outro nível.
1 – O foco é o cliente, sempre!
Seu cliente é, sempre foi e sempre será o motivo de todo esse processo de qualidade dentro da indústria. Falemos a verdade, sem o cliente, não há porquê produzir.
Sendo assim, entender o que seus clientes precisam é fundamental na gestão de qualidade. Compreender quais etapas e processos são importantes para seu público-alvo na escolha de um produto/serviço permite enxergar melhorias que realmente fazem a diferença.
Existem diversas maneiras de aprender quais são as necessidades dos seus clientes. É possível fazer NPLs, pesquisas através de e-mails marketing ou utilizar sistemas que registrem o atendimento para melhoria do relacionamento com a base de clientes.
Posteriormente, com essas informações, é necessário criar Perfis de Clientes Ideais (também conhecidos como ICP – Ideal Customer Profile) para orientar ações para sanar as dores e se posicionar como autoridade no mercado através da qualidade.
2. Líder inspira ações!
Passar tarefas para seus stakeholders possibilita desempenho de qualquer operação, entretanto, é necessário fazê-lo com maestria, persuasão e estratégia para que todo o trabalho executado tenha qualidade.
Podemos compreender esse conceito facilmente através do Lean Manufacturing, onde podemos observar estudos profundos sobre os desperdícios da indústria. Mas com isso, se torna inevitável que tenhamos atenção com o pior dos desperdícios, o desperdício de talentos.
A indústria pode e deve contratar funcionários competentes, entretanto, é necessário que eles recebam incentivos para avançarem em suas operações. Se os seus colaboradores evoluem, a empresa evolui junto, pois o maior ativo e maior gargalo, geralmente é o quadro de pessoal.
Para que tudo isso ocorra, é necessário que a indústria tenha lideranças que saibam exercer seu papel. Líderes que que saibam reconhecer e desenvolver talentos para atingir a qualidade máxima de processos com foco na entrega de valor ao cliente.
3. Engajamento é uma sintonia fina.
Como dissemos acima, as lideranças precisam inspirar, os colaboradores também precisam estar engajados com os objetivos da indústria, mas eles precisam saber qual a importância das suas funções na cadeia operacional, para que tenham noção do que é esperado e o quanto suas atividades impactam no produto final e na qualidade da entrega
Fator importantíssimo também é o relacionamento interno entre os colaboradores. O engajamento e atividades em grupos são de extrema necessidade, afinal, se ninguém se conhecer, a tarefa dada passa a se tornar uma obrigação e não um prazer.
Existem formas de solucionar estes problemas, para isso os meios de comunicação interna e eventos corporativos são utilizados e costumam aproximar os colaboradores, criar um senso de equipe e criar vínculo humano, além das metas coletivas, é claro.
Desta forma o pensamento comum de passar o bastão para o outro departamento cai por terra e dá espaço para maiores iniciativas que busquem facilitar o fluxo de trabalho.
Incentivar a capacitação profissional com programas específicos também são amplamente utilizados para inspirar ações que levam a adquirir a prática da excelência, além de ser obrigatório em empresas que buscam a excelência na gestão da qualidade.
Conclusão:
Agora que você já validou suas ideias de gestão da qualidade com nosso artigo, comente em nossas redes sociais o que mais você está aplicando em sua indústria para a busca da melhoria contínua em prol da gestão da qualidade.