A logística é um dos elos mais importantes na cadeia produtiva de qualquer setor e também na economia de um país. Dela depende o transporte das diversas matérias-primas que alimentam as cadeias produtivas até chegar aos consumidores. Ter uma infraestrutura moderna e eficiente é uma condição essencial para que as empresas brasileiras tenham competitividade e o Brasil seja um país de grande produtividade.
Dentro da matriz logística, o transporte ferroviário ocupa um lugar de destaque, mas infelizmente, as ferrovias têm baixa participação na matriz do transporte brasileiro e carecem de investimentos. Segundo dados da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), as ferrovias correspondem a apenas 21% do total, enquanto as rodovias concentram 65% de toda a carga movimentada.
Tal desequilíbrio da matriz de transporte deixa o país excessivamente dependente das rodovias para escoar a produção nacional. Um sistema adequado de logística requer mais equilíbrio e complementaridade entre os diversos modais. A dependência de um único modal deixa o país exposto a grandes dificuldades, como se viu, por exemplo, na greve dos caminhoneiros em 2018.
O Brasil está às vésperas de uma revolução na infraestrutura e as ferrovias constituem parte fundamental desta mudança, o país pode permitir um salto de investimento da ordem de R$ 80 bilhões, segundo o Ministério da Infraestrutura. O Brasil pode dar mais um passo importante para sanar o gargalo da infraestrutura, com uma proposta que inova ao permitir a construção de ferrovias sob o regime de autorização.
Os investimentos na malha ferroviária e o aumento do equilíbrio da matriz de transporte contribuirá para o aumento da competitividade da economia brasileira e para a redução do Custo Brasil, estimado em R$ 1,5 trilhão pelo Ministério da Economia.
As ferrovias oferecem transporte de cargas eficiente, seguro e diminuem o nível de perdas durante o trajeto em comparação ao modal rodoviário, diminuindo o peso morto da economia. A melhoria e expansão da malha ferroviária também gera impactos diretos e indiretos em diversos outros setores, contribuindo para a retomada da economia brasileira e gerando aumentos de emprego, renda e arrecadação.
O Brasil há vários anos vem patinando no desafio do desenvolvimento social e econômico, alternando períodos de recessão e baixo crescimento. No entanto, a revolução que se espera na infraestrutura promete ser peça fundamental para a mudança de trilhos, impulsionando o crescimento da economia e o desenvolvimento socioambiental.
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