Alto custo da logística no Brasil está diretamente ligado aos desperdícios do transporte de carga

A falta de um planejamento adequado a curto prazo para o mercado logístico brasileiro é um fator que não contribui para uma expectativa de melhora do setor nos próximos anos. Hoje o transporte de cargas no Brasil está muito atrasado em relação a diversos países do mundo, os investimentos em infraestrutura do transporte no Brasil deveriam girar em torno de 3% a 4% do PIB, mas não ultrapassa 1%.

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Em comparação, a China, por exemplo, nos áureos tempos, fazia dois dígitos de investimento em infraestrutura, a falta de investimentos em infraestrutura acarreta em estradas ruins, aumento no tempo de viagens e maiores gastos com combustível. Essa situação é crucial para o setor, com perdas que vão desde o valor do produto ao impacto ao meio ambiente.

Em um cenário de ampla discussão sobre o preço do combustível, um dado no contexto brasileiro chama a atenção: o mercado logístico brasileiro desperdiça 30% do combustível no transporte de cargas com rodovias sobrecarregadas e frota velha. Esse dado está diretamente alinhado com o custo logístico nacional, que corresponde a 12,5% do PIB brasileiro.

Além disso, os poucos investimentos no modal ferroviário, que possui praticamente a mesma malha há 100 anos, dificultam e encarecem o transporte de cargas no país. Atualmente o Brasil tem três vezes o tamanho da Argentina, mas o país vizinho ostenta mais quilômetros de ferrovias. A linhas férreas brasileiras somam cerca de 31 mil quilômetros, enquanto as argentinas têm 34 mil quilômetros.

Com poucos investimentos no setor logístico, as empresas de transporte de cargas precisam se reinventar para conseguir reduzir desperdícios e assim, diminuir os custos de operação como um todo.

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