A História dentro da História – Kátia Akino

A História dentro da História é um projeto para homenagear pessoas que fizeram e ainda fazem parte do sucesso da Seal Lacres ao longo desses 20 anos. Kátia Rodolfo Akino, operadora de produção, foi a primeira escolhida para contar um pouco da história e compartilhar suas experiências nesses 8 anos de comprometimento com a empresa.

Como você recebeu este convite para compartilhar a sua História dentro da História e como foi sua experiência no início da sua trajetória?

Foi uma grande surpresa receber este convite e estou muito feliz com a oportunidade, meu sentimento é de gratidão pelos 8 anos que estou na Seal Lacres. Neste período eu consegui crescer tanto profissional quanto pessoalmente.

Antes de entrar na Seal Lacres eu comecei como operadora de máquinas em uma empresa que fazia escavamento, depois disso fui trabalhar como inspetora de qualidade em uma grande empresa de eletrônico até eu receber o convite para trabalhar na Seal Lacres. Neste período eu aprendi muitas coisas que me ajudaram aqui na Seal, principalmente o olhar crítico para a Qualidade, que além de ser um dos nossos valores, é fundamental para o nosso processo.

Quando cheguei na Seal Lacres eu tinha 26 anos e era muito tímida, mas fui muito bem recebida pela equipe e isso me ajudou muito. Procurei aprender o mais rápido possível os processos da empresa. Sinto que hoje sou mais madura e que esse tempo foi de muitos aprendizados, busquei conhecimento, coisas novas, aprendi a escutar mais e aprender todos os dias. Aqui na Seal Lacres aprendemos coisas novas todos os dias.

A Seal Lacres era uma empresa pequena, estávamos em um prédio bem menor do que estamos hoje, o local de trabalho era mais apertado e a equipe era enxuta. Foi muito legal poder participar dessa mudança, buscávamos crescer a cada dia e hoje estamos conquistando tudo o que sonhávamos no passado. O que parecia difícil, hoje é comum para nós.

No início da minha trajetória na Seal Lacres fui direcionada para a máquina de corte, fiquei um tempo lá, mas com muito esforço e dedicação busquei conhecer outros processos da produção, e hoje eu tenho conhecimento para realizar todos os processos que envolvem a produção, isso é muito gratificante para mim.

Um dos desafios que me marcou muito foi quando recebemos um pedido grande do Lacre Cadeado Blindado, a matéria prima estava com problemas, as cordoalhas estavam desfiando e não conseguíamos produzir da maneira correta, mesmo assim conseguimos resolver o problema e, como tínhamos o prazo apertado, ficamos até muito tarde na empresa para terminar de produzir o pedido e conseguir entregar para o cliente no prazo que foi estipulado. Foi muito cansativo, mas ao mesmo tempo foi desafiador e gratificante, serviu para ver que, quando trabalhamos em conjunto, estamos prontos para superar qualquer desafio.

Como é a convivência dentro da Seal Lacres e como você faz para ser exemplo para os novos colaboradores?

Eu olho para trás, lembro de quando eu entrei na Seal Lacres, busco passar para os novos colaboradores tudo o que eu aprendi, tudo o que eu vivenciei até hoje. É importante viver um dia de cada vez, focado no processo, na qualidade e principalmente escutando as pessoas a sua volta, pois aqui na Seal temos o costume de ajudas uns aos outros. Aqui somos uma equipe bem unida, temos o espírito de colaboração, vestimos a camisa da empresa para fazer acontecer.

A convivência na empresa é bem bacana, aqui nós somos muito unidos, estamos sempre conversando e buscando ajudar uns aos outros. Algumas amizades até transcendem o ambiente de trabalho, isso é muito importante pois além da colaboração, ganhamos um ambiente mais leve agradável para se trabalhar.

Qual o impacto dos Valores da Seal Lacres na sua vida, tanto pessoal quanto profissional?

Acho que os valores da Seal Lacres, além de serem a sustentação dos pilares da empresa, são essenciais para a nossa vida e reflexo do que vivemos na nossa própria casa, a Família é o nosso bem mais precioso. Hoje sou recém-casada, me casei no início do ano e é isso o que me mantém de pé e me dá força para lutar todos os dias. Se você não vive esses valores, algo está errado. Ética e Qualidade são inegociáveis, o Comprometimento, a Inovação e a Extraordinariedade são os valores que nos norteiam para sermos melhores a cada dia, e a Gratidão é o sentimento de que tudo valeu a pena.

O que você deseja para a Seal Lacres em 2023?

Eu desejo que a Seal Lacres continue crescendo, proporcionando qualidade de vida para as pessoas que fazem parte desse processo de crescimento e que alcance a sua visão, ser a maior empresa de lacres de aço e uma das 5 maiores empresas de lacres de plástico do Brasil, ainda expandir os nossos negócios internacionalmente.

Conteúdo do post

Sumário