
Lacres de segurança e a gestão da qualidade na Seal Lacres
Como de costume no Sistema de Gestão da Qualidade, anualmente a SEAL LACRES tem seus processos auditados por organismo certificador, para confirmar (ou não) o seu certificado da ISO 9001:2015. Certificado esse que atesta para o consumidor a confiabilidade da empresa produtora de lacres de segurança de diversas linhas, ou seja, o certificado é uma garantia ao consumidor de que a Seal Lacres é uma empresa capacitada e que preza em entregar seus produtos com a alta qualidade esperada por seus clientes.
Qual a importância da certificação?
É essencial para o cliente ter uma confirmação de que a empresa possui as qualidades essenciais em organização, qualidade e padronização na confecção de seus produtos, para que assim cumpram bem o seu papel, não se desgastando e nem se rompendo com facilidade, o melhor meio de comprovar a eficiência dos lacres de segurança da Seal Lacres é através de certificações vindas de órgãos especializados do governo ou de empresas capacitadas para emitir certificação.
Mais dados importantes a respeito
Em uma auditoria de manutenção da certificação realizada em setembro, houve a recomendação pela auditora para a manutenção da certificação, com 0 (zero) não Conformidades apresentadas, em uma auditoria rigorosa e contributiva para o nosso sofisticado sistema de gestão.
“O certificado da ISO 9001 é a base para a qualidade de nossos produtos e processos”, reforça o Diretor Executivo de nossa empresa, o Sr. Ricardo Ferraz. Menciona-se ainda que o Sistema de Gestão da Qualidade conforme a norma ISO 9001 é o melhor arcabouço para receber os requisitos dos clientes e incorporá-los aos processos, tanto os de ordem comercial quanto os de ordem operacional.
Outros pontos importantes e resultados
Outro quesito muito importante que veio como resultado da auditoria, e ponto crucial para os resultados, sendo muito bem validado pela auditora, foi a percepção do atendimento que é realizado aos clientes, tanto pelos resultados apresentados da pesquisa de satisfação dos clientes, quanto pelas respostas rápidas para a soluções de dúvidas de ordem comercial e técnica, e pela tratativa das reclamações recebidas.
Um outro ponto positivo nesta auditoria foram os resultados dos principais KPIs (key performance indicators) da SEAL: indicadores de medição da qualidade intrínseca do produto, do prazo de entrega dos produtos aos clientes, da satisfação de seus colaboradores, de seus clientes e dos resultados de seus processos internos.
Conclusão
Mesmo com tantas menções positivas (citadas e não citadas neste artigo) que validam o resultado de satisfação da SEAL LACRES nesta auditoria de manutenção, nós sabemos que os desafios de cumprir os requisitos dos processos não é fácil e exige constância, temos a visão de que a gestão da rotina destes processos no dia-a-dia garantirá não somente a certificação ISO 9001, mas os resultados na satisfação dos nossos clientes, na qualidade dos nossos produtos, no bem e organização da nossa equipe e em todo o ecossistema que envolve a Seal Lacres e a certificação.
José Messias – Coordenador da Qualidade.