A situação da logística marítima internacional tem alarmado líderes no mundo inteiro, a intensa alta nos preços, traz junto um aumento da inflação global. Fortemente impactado pela pandemia, o setor registrou uma elevação significativa em 2020 e, em 2021, o aumento chegou a um percentual de três dígitos.

Tudo indicava que, em 2022, os preços ficariam como estavam, sem novas escaladas expressivas, mas com a crise na Ucrânia e a exclusão da Rússia desse mapa logístico, e com as principais empresas marítimas do mundo já fora do território russo, temporariamente ou de forma permanente, o cenário se complicou mais ainda. Uma rota cortada do mapa gera um novo problema na logística internacional.
O índice Harpex, um dos principais indicadores globais de preços no transporte marítimo de contêiner, teve a chamativa alta de 268,46% no ano passado. Em 2020, já tinha avançado 43,62%. Só nos três primeiros meses de 2022, a variação acumulada ficou em torno de 20%. A previsão para 2023 segue de encarecimento, ainda que menos expressivo.
Como grande importador de produtos manufaturados e exportador de commodities básicas, o Brasil também sente fortemente os efeitos desse cenário internacional. O país importa manufaturados por contêiner e exporta commodities por granel, o que dificulta a situação, já que as empresas têm privilegiado o envio de contêineres para as rotas mais lucrativas. Somado a isso, temos um aumento de preços dos insumos industriais e manufaturados importados. Mas também há boas notícias. A aprovação do programa BR do Mar – na forma da Lei nº 14.301/2022 – deve incentivar a cabotagem no país, com a promessa de estimular a concorrência e baratear o transporte de cargas entre os portos brasileiros. Nesse cenário, todos os esforços e todo o planejamento público e empresarial para lidar com os desafios atuais são necessários e bem-vindos.
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