Os desafios da sustentabilidade no transporte além da redução de poluentes

A sustentabilidade tem sido um tema muito recorrente nos últimos anos e, com isso, as práticas sustentáveis passaram a ser cada vez mais exigidas no mercado. O assunto se tornou pauta de discussões e começou a ser adotado expressivamente também no setor de transporte de cargas e logística, visando reduzir os impactos deste segmento no meio ambiente.

e9424c 6dd9937e7a894d86a00169ab9c9bca0e~mv2

ESG é uma sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance” (ambiental, social e governança, em português). Na prática, o termo ESG é usado para dizer o quanto um negócio busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas em seu entorno, além de manter os melhores processos de administração.

O ESG no setor logístico não se resume apenas a redução da emissão de poluentes, e as siglas representadas pelas letras S (social) e G (governance) têm sido amplamente discutidas e desafia os profissionais da área a repensar a todo o momento se estão, de fato, entregando o mais eficiente modelo logístico, que precisa ser ágil, assertivo e com custos otimizados sem perder os desdobramentos desses pilares que também são fundamentais.

No caso da dimensão Social, a expectativa é que as empresas possam disseminar o ESG entre seus stakeholders por meio de ações práticas, cuidando de questões como a melhoria das condições de trabalho para profissionais, redução de acidentes nas estradas, por meio de treinamentos, valorização da diversidade e equidade de gênero, o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas, entre outros. É importante trabalhar com transparência e fazer com que os pilares de ESG possam fazer parte de toda a cadeia operacional e as pessoas possam ver de dentro para fora os resultados de todo esforço com ações e resultados visíveis para a sociedade.

Do ponto de vista da Governança, é necessário que a empresa tenha uma gestão de qualidade e processos que promovam o fortalecimento de princípios como a ética empresarial, construção de conduta formal de toda a cadeia, transparência tributária e outros instrumentos de controle que colocam a constituição de conselhos profissionais de administração agindo com transparência e responsabilidade para transmitir, de forma clara, a intenção da empresa em evoluir nas práticas ESG como prioridade.

Uma cadeia de suprimentos mais sustentável é de grande importância ao negócio. Isso porque, além de transmitir responsabilidade social e ambiental aos clientes, tal atitude também mostra uma empresa competitiva, com potencial de crescimento das operações de forma escalável e sustentável.

A Seal Lacres é uma empresa que tem a sustentabilidade como parte fundamental do seu dia-a-dia, sempre priorizando práticas sustentáveis em seu processo produtivo. Algumas ações são práticas constantes dentro da organização, como a coleta seletiva, a reciclagem de materiais descartados, a busca pela eficiência na economia de recursos naturais, até a própria produção de energia elétrica através de uma usina fotovoltaica instalada na sede da empresa. Além disso, a Seal Lacres possui a certificação ISO9001 de qualidade, o que garante a transparência e a utilização de “boas práticas” em todos os processos administrativos e produtivos do início ao fim da fabricação dos Lacres de Segurança.

Seja você também um parceiro da Seal Lacres!

Conteúdo do post

Sumário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *